terça-feira, 24 de novembro de 2015

MATRÍCULA

Acesso ao material - Clique no link a seguir:

MATRÍCULA

________________________________

MOMENTO 1
Função da Secretaria Escolar e  Procedimentos para Matrícula

Leitura do material - p. 1 a 3

1. Faça uma reflexão e organize suas ideias em um texto de 10 linhas sobre o papel do(a) secretário(a) no sentido de evitar regularizações de vida escolar decorrentes de erro nas matrículas recebidas por transferência.

________________________________

MOMENTO 2
Documentos a serem preenchidos no momento da matrícula

Leitura da p. 3 a 6

2. Qual a importância dos dados informados no Requerimento de Matrícula? Estes dados são utilizados apenas pela instituição de ensino?

________________________________

MOMENTO 3
Tipos de Matrícula

Leitura da p. 7 a 16

3. A partir de 2016, com que idade é possível ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental?

4. A análise do Histórico Escolar recebido pela instituição de ensino requer muita atenção por parte da equipe da secretaria escolar, devendo ter os dados do aluno coerentes com os documentos pessoais dele como Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade. Caso o aluno apresente o Histórico Escolar de transferência com registro de nome diferente do documento pessoal apresentado, como você irá proceder?

5. Com relação a um documento de outro Estado, como você procederia na análise da(s) série(s)/disciplina(s) concluídas para que possa realizar matrícula com aproveitamento de estudos? Analise o documento do Estado de São Paulo.


Um comentário:

  1. Resposta Atividade 1 - O secretário deve ter o máximo de atenção na emissão, controle e conferência da documentação escolar, bem como na alimentação do sistema sobre os dados da Instituição e informações sobre o aluno, para que não haja nenhuma irregularidade e que se tenha solidez na liquidação da documentação.
    Ao receber a documentação, deve-se atentar-se na geração da matrícula para que não ocorra duplicidade de CGM's , preenchendo o cadastro da forma mais completa possível, e no ato da solicitação de transferência, verificar a vida escolar do aluno para que não hajam problemas futuros.
    O controle desta documentação deve ser acondicionado de forma a facilitar o seu manuseio para uma pesquisa eficaz, evitando transtornos na hora de sua solicitação.

    Resposta Atividade 2 - As informações devem estar corretas pois geram dados para outros órgãos e programas direcionados ao aluno como: bolsa família, geo-referenciamento, censo escolar, programa do leite, recursos financeiros destinados a educação, entre outros.

    Resposta Atividade 3 - O aluno deve ter sete anos de idade ou facultativamente, e seis anos completos até 31 de março do ano letivo em que cursará a série.

    Resposta Atividade 4 - Em caso de duvida, o Secretário Escolar deverá entrar em contato com a Instituição de origem do aluno e solicitar esclarecimentos sobre a documentação, se realmente ocorreu o erro orientar o aluno que retorne a Instituição emissora da documentação a substituição do documento incorreto..

    Resposta Atividade 5 - Comparação das matrizes curriculares para constatar quais as disciplinas que ele deverá fazer o aproveitamento de estudos de acordo com o que está previsto em regimento escolar.

    ResponderExcluir