terça-feira, 24 de novembro de 2015

“ÁFRICA: ATUALIDADES E VICISSITUDES”

OBJETIVOS
Assumir sua dimensão de produtoras/es de saberes pedagógicos em relação à temática proposta, constituindo-as/os as/os educadoras/es como sujeitos epistêmicos, pesquisadoras/es de sua própria prática, capaz de transformar a realidade social.

Promover a articulação e o fortalecimento dessas discussões junto às equipes de gestão das escolas.

Possibilitar a reflexão sobre as formas de encaminhamentos dos casos de violação de direitos envolvendo estudantes e comunidade escolar fortalecendo a relação da Escola/Colégio com a rede de proteção.

______________________________

MOMENTO 1

TEXTO 1
Pobre África -  extraído do livro “A pilhagem na África – a economia da exploração”, de Patrick Bond.


1. Identifique a ideia central do texto. A África é pobre ou rica? Por quê? Quais são os critérios para pobreza e riqueza? Relacione os aspectos sociais, históricos, econômicos, políticos que poderiam ter contribuído com o subdesenvolvimento do continente africano.

TEXTO 2
Os negros não se deixaram escravizar -Henrique Cunha Jr., 2007.


________________________________

MOMENTO 2

VÍDEOS
África rica


Riqueza versus pobreza


A África que nunca vimos



2. Como se desenvolveu as riquezas dos países ricos e a pobreza dos países pobres? 
Identificar a importância da Partilha da África para compreender o contexto atual africano. 
Citar quais países estiveram envolvidos na Conferência de Berlim (1884/1885).
Por que o Neoliberalismo como principal sistema econômico atual, não contribui para o desenvolvimento dos países mais pobres?

________________________________

3. Como o grupo tem pensado esta temática nas suas formações profissionais e de docência?

4. Quais as possibilidades de abordagem vislumbradas para o Plano de Trabalho Docente após essa oficina?


2 comentários:

  1. 1. O texto “Pobre África” trata do paradoxo entre a riqueza natural e pobreza social, pois o continente possui riquezas naturais, entretanto, por uma questão de pilhagem histórica e de exploração social promovida por interesses econômicos de outras nações, o que torna a África extremamente pobre.

    2. Os países europeus são os responsáveis pela pobreza atual da África, iniciando-se com o Colonialismo (Séc. XVI) e resultando no Imperialismo entre os séculos XIX e XX.
    Como resultado disso, os países imperialistas organizaram politicamente o território africano, desagregando comunidades, destruindo culturas e criando rivalidades.
    A Conferência de Berlim (entre 1884 e 1885) que dividiu politicamente a África teve participação ativa das grandes potências imperialistas, como França e a Inglaterra.
    O sistema Neoliberal prioriza o desenvolvimento econômico de alguns em detrimento da questão social, sendo assim uma das principais causas da miséria no continente africano.

    3. O Colégio Estadual Prof. Francisco Zardo segue a Legislação em sua Proposta Pedagógica Curricular – Cultura Indígena e Africana. Para tanto, a escola possui uma Equipe Multidisciplinar que vem discutindo tal temática em grupos de estudos.

    4. O plano de ação para 2016 prevê um projeto anual multidisciplinar, voltado para os temas contemporâneos, que será realimentado bimestralmente, de acordo com o seu desenvolvimento.

    Jurema (Ed. Física), Eduardo, Denise, Ana Maria e Laís (Português), Joceli e Jane (História), Marcos Gomes (Filosofia), Carol (Sociologia) Budel (Geografia), Edson (Informática), Antônio (Física), Josnei (Agente), Ana (Arte)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia (Biologia), Laudine - Néia, Sonia, Antonia Teresinha, Ema, Lúcia, Matilde, (Agentes), Filomena (matemática), Amelia (Língua Estrangeira Moderna).

      Excluir