segunda-feira, 7 de setembro de 2015

SEMANA PEDAGÓGICA - 19 DE SETEMBRO - MANHÃ

MANHÃ




PARA RESPONDER

Obs.: Cada item deve compor um pequeno texto (o quel deve reunir as respostas para as questões).
Desse modo, não é necessário responder pergunta por pergunta.


1. A gestão escolar e a organização do trabalho pedagógico

1. Como está a organização do trabalho pedagógico na escola?
2. A aprendizagem é o foco prioritário de todas as ações da escola?
3. Há o envolvimento da gestão escolar com a aprendizagem como processo prioritário a ser desencadeado na escola?

2. O contexto de diversidade na escola

4. Como a instituição escolar percebe as diferenças de cor/raça, etnia de seus estudantes? Sabemos quantos alunos se autodeclaram pretos, pardos, indígenas e brancos? A instituição busca estimular a auto-identificação dos sujeitos no requerimento de matrícula?
5. Na análise dos rendimentos escolares observam-se critérios como gênero, cor/raça, etnia. Há diferenças? A que se atribuem? A escola percebe e intervém nos conflitos que envolvem relações étnico-raciais, de gênero e sexualidades?
6. Como é a participação das meninas e meninos em atividades como os esportes, tecnologias e políticas? E a participação das/os estudantes negras/os? Há diferenças? A que se atribuem? 

3. Educação Especial, escola e currículos inclusivos

7. Há evidências de resultados positivos, no que se refere à educação e escola inclusiva pretendida? 
8. O PPP corresponde aos anseios da comunidade escolar e à construção da sociedade que todos (as) querem? 
9. O PPP está sendo pensado como um documento que evidencia a preocupação da escola com o acesso de todos (as) os (as) estudantes, a permanência desses (as) com efetiva participação no processo educacional, e avanço com aprendizagem?


4. A realidade do estudante e a prática docente


10. Como cada membro da escola (Agentes Educacionais I e II, Direção, Direção auxiliar, Equipe Pedagógica e Professores) tem realizado o planejamento das ações desenvolvidas na escola?
11. Em que medida é considerada a realidade dos estudantes e da comunidade escolar?


16 comentários:

  1. 1. Como está a organização do trabalho pedagógico na escola?
    A escola utiliza o PPP como documento norteador do trabalho pedagógico. A equipe diretiva organiza a estrutura física de modo a oportunizar melhores condições de trabalho aos profissionais e alunos. A equipe pedagógica acompanha a efetivação do Plano de Ação, orienta os professores na Hora Atividade e acompanha os alunos buscando sempre melhorar o ensino-aprendizagem, identificando problemas e fazendo a articulação entre família e escola.


    2. A aprendizagem é o foco prioritário de todas as ações da escola?
    Aprendizagem é o foco, porém, a vivência do PPP e a formação cidadã do aluno também são prioritárias.


    3. Há o envolvimento da gestão escolar com a aprendizagem como processo prioritário a ser desencadeado na escola?
    Sim, a equipe diretiva e pedagógica acompanham o cotidiano do aluno e sempre que necessário fazem intervenções para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

    Professores: Caroline, Danilo e Lislaine

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  2. REFLEXÃO SOBRE A REALIDADE DO ESTUDANTE NA PRÁTICA DOCENTE

    10. Como cada membro da escola (Agentes Educacionais I e II, Direção, Direção auxiliar, Equipe Pedagógica e Professores) tem realizado o planejamento das ações desenvolvidas na escola?
    11. Em que medida é considerada a realidade dos estudantes e da comunidade escolar?

    A importância das reuniões pedagógicas e das semanas de formação, são relevantes. É nestes momentos, em especial, que podemos nos antecipar já no momento de elaboração dos planejamentos de cada disciplina, para trabalhar de forma pontual a realidade dos alunos dentro da comunidade em que a escola está inserida.
    Contudo, sempre existem algumas distorções devido à necessidade de cumprirmos os conteúdos ao menos mínimos, estipulados para a série, de forma a despertar o interesse do educando. Quando ocorrem situações complexas motivadas pela realidade em que o aluno está inserido, fica bem mais difícil de despertar o interesse do mesmo, pois seu contexto o leva para pontos bem distantes da prática pedagógica. Estes casos pontuais, que dificilmente planejamos em nossas atividades, são os que na verdade, comprometem o êxito do bom andamento da turma.
    Os diversos setores da escola, cada um dentro de suas funções específicas, trabalha em conjunto para encontrar caminhos que facilitem o enquadramento destes alunos com realidades mais complexas dentro dos planejamentos e encaminhamentos acordados para o bom andamento da escola e das disciplinas.

    Delnice neves
    Íris Moura
    Micheli

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  3. O contexto da diversidade na escola

    A nossa escola encontra-se no perímetro urbano de Curitiba e apresenta apenas algumas características da realidade do campo. Isso é por causa de uma pequena fração de alunos serem oriundos da periferia de Curitiba que apresenta uma economia rural.
    A instituição escolar percebe as diferenças de cor/raça/etnia através do processo de matrícula, porém, esses dados são estatísticos. Não ocorrendo uma análise reflexiva sobre esses dados com a comunidade escolar, o que seria necessário já que se identificou que nenhum aluno se autodeclara negro.
    Quanto ao rendimento escolar não se faz distinção entre cor/etnia/gênero procurando verificar a individualidade de cada aluno, pois a escola trata-se de um espaço democrático.

    Italo
    Jane
    Joceli
    José

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  4. 1. A organização do trabalho pedagógico na escola visa o esforço coletivo para que se esteja sempre bem organizado, com reuniões semanais por disciplina, buscando aprimorar o processo ensino aprendizagem no cotidiano escolar. O favorecimento dessa ação se dá justamente com a composição da equipe pedagógica permanente na instituição. Obviamente a busca não se encerrará uma vez que o processo ensino aprendizagem se redimensiona com as mudanças do próprio contexto em que a instituição esta inserida. A aprendizagem e suas dimensões formativas sempre deverão ser o foco das ações da instituição, sendo ela a base das nossas discussões e o foco do nosso processo de ensino. Para que ocorram nossas ações se faz necessária a participação e o empenho efetivo do gestor escolar, na busca do exercício de uma gestão democrática, para que toda a comunidade escolar se sinta co-responsável para o sucesso do processo de ensino aprendizagem.

    2. A escola se entendendo como um ambiente democrático caminha sempre para assegurar a livre expressão e a unicidade na oportunidade de acesso ao conhecimento específico a todos os alunos independente, de raça/etnia, gênero e sexualidade. A mantenedora instituiu algumas ações como, por exemplo, a equipe multidisplinar que visa oportunizar discussões nessas temáticas com os demais professores, afim de garantir que estas temáticas sejam contempladas pelos professores em suas diferentes áreas que conhecimento, e estes professores possam realizar o trabalho da melhor forma possível.

    3. A inclusão entendida por nós pressupõe que os espaços, os recursos pedagógicos, a formação especializada e toda a organização escolar deve ser reestruturada afim de atender de forma igualitária e qualitativa todos os alunos. Entendemos que a inclusão da forma como foi imposta, foi uma medida de redução de custos com as escolas “ditas” especiais, com um processo de inclusão que insere os alunos em um ambiente desprovido de recursos mínimos necessários para aprendizagem de todos. Apesar das dificuldades estruturais de acessibilidade o PPP sempre foi pensado e repensado afim de atender a todos pertencentes a nossa comunidade escolar, com participação efetiva de todos os agentes do processo formativo educativo.

    4. Através das formações e momentos de reuniões todos participam a fim de otimizar o processo ensino aprendizagem, com planejamento, desenvolvimento das ações planejadas, entendimento do seu papel do ambiente escolar e a busca do bom exercício de sua função na escola. Nesses momentos o foco principal para a melhoria são os alunos, uma das medidas para percebermos as reais necessidades dos alunos e comunidade são os momentos com os representantes de turmas e as reuniões dos pais. Entendemos que a instituição só existe, pois temos a quem ensinar e são estes que aprendem que sustentam os processos formativos e o nosso pensar educacional.

    Arte e Ed. Física (Ana Lucia, Anair Jurema, Ariane, Cassio, Fabíola e Marilise)

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  5. Em nossa escola a organização do trabalho pedagógico é contínuo e democrático, há uma preocupação com a organização e as condições necessárias para que ocorram avanços no processo de ensino-aprendizagem. Percebe-se que a aprendizagem é o foco que direciona todo o trabalho pedagógico e as ações administrativas.
    O PPP de nossa escola se pauta na realidade local (urbana) e as ações educativas são desenvolvidas a todos, indiferentes de raça, etnia, gênero, cor, religião e sexualidade. A escola busca desenvolver estes temas sempre que surgem oportunidades, situações e/ou conflitos e quando necessário pratica ações pedagógicas para resolver situações específicas em relação à esses temas.
    Em relação à Educação Especial Inclusiva observa-se que a escola faz inúmeras tentativas e encaminhamentos ao setor pedagógico e o setor pedagógico com o aluno, a turma em que o aluno está inserido, ao corpo docente e aos pais, e sempre que possível com os profissionais responsáveis pelo acompanhamento destes alunos. Porém, o número excessivo de alunos por sala, a falta de estrutura física da escola e de profissionais com formação específica, são problemas que devem ser solucionados pela mantenedora.
    No Zardo, ocorrem momentos que os membros da comunidade escolar se reúnem para discutir situações, elaborando ações para a superação dos problemas de socialização e aprendizagem. Toda a vez que os professores ou membros da comunidade escolar detectam situações problemas com os alunos, há encaminhamentos ao setor pedagógico que desenvolvem todas as ações possíveis. Sempre se procura considerar a realidade dos estudantes e comunidade quando necessário, a escola busca dar suporte ao aluno, para que melhore a sua convivência e aprendizagem no ambiente escolar.

    Biologia e Ciências: Andreia, Marion e Isabel.

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  6. Equipe Educação Profissional19 de setembro de 2015 às 10:34

    O trabalho pedagógico na visa uma articulação entre direção, equipe pedagógica e professores, onde todos os assuntos pertinentes ao andamento escolar são difundidos, trabalhados, analisados e com isso buscam-se soluções coletivas. Estas praticas são realizadas nas horas atividades concentradas, nos conselhos de classe e nos encontros pedagógicos.
    Sendo a aprendizagem o foco prioritário de todas as ações da escola, através do planejamento onde são efetuados e revisados sempre no segundo semestre do ano letivo vigente e as avaliações também são trabalhadas em conjunto, bem como os processos de recuperações das atividades que são desenvolvidas pelos alunos, também o são concomitante ao seu desenvolvimento.
    Há gestão escolar com a aprendizagem é prioritária e é desenvolvida através dos encontros nas horas atividade concentrada por disciplina e com pedagogo responsável por área. Buscar nas reuniões com pais e comunidade, conscientização sobre o uso de drogas, indisciplina e violência através de orientações por parte de professores e equipe pedagógica.
    A escolar percebe as diferenças de cor/raça, etnia de seus estudantes. Vivemos ainda hoje num mundo tão aberto a informação, porém, nos deparamos com situações de racismo e homofobia, onde nossos estudantes buscam viver os padrões de beleza e postura impostos pela sociedade capitalista, onde os valores são opostos ao respeito do seu próprio eu. Em relação a Educação inclusiva, falta investimento na estrutura física que não e condizente com a realidade escolar, bem como não é oportunizado aos professores a formação adequada para o tratamento de alunos com limitações físicas entre outras limitações que possam a ser inclusivas no meio escolar.
    Na análise dos rendimentos escolares não observamos diferenças nos critérios como gênero, cor/raça, etnia, nossos alunos são estimulados a trabalhar como iguais, porem, percebemos que as vezes, o próprio aluno se auto exclui ficando no seu mundo não interagindo com a totalidade, mesmo buscando a inserção do aluno este pode não responder aos estímulos, sendo então, encaminhado para a equipe pedagógica que toma as devidas providencias.
    Com relação a participação de meninos e meninas, podemos dizer que nossos alunos são inseridos no todo, não trabalhamos com exclusão de etnias. Quanto as praticas tecnologias e politicas fica a critério de cada um. Buscamos politiza-los sem induzi-los partidariamente.
    Não vemos como positivo a educação inclusiva pretendida pelos gestores públicos nos moldes atuais, pois, somente trazer a inclusão sem dar as condições mínimas necessárias não é a solução.
    O PPP no geral atende a todos os anseios da comunidade escolar e visa a construção da nossa sociedade. Nosso PPP está sendo trabalhado e foi construído através dos embasamentos existentes no decreto de regulamentação espedido pela mantenedora, observando-se a nossa realidade de público.
    Através das reuniões pedagógicas seguindo os moldes da entidade mantenedora nossos membros escolares estão inseridos em todas as propostas de trabalho. E reforçando com relação a realidade de nossos aluno, todos os aspectos e transformações que acontecem na escola buscam a nossa realidade.

    Prof: Everson; Josiane; Jorge; Maira; Sirlei.

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  7. No Colégio Zardo a organização do trabalho pedagógico está muito bem estruturado, facilitando o trabalho docente e discente .Devido a essa organização, de excelente qualidade, o foco prioritário de todas as ações da escola tem sido a aprendizagem para que seja eficaz e eficiente. Sendo assim, o envolvimento da gestão escolar é essencial para que os alunos tenham êxito.

    O PPP do colégio Zardo contempla a diversidade sócio cultural e no seu trabalho pedagógico leva em consideração todas as questões .Não percebemos uma discriminação quanto à sua questões de cor/raça , etnia, orientação sexualidade, gênero e outros ; tanto os professores quanto a gestão escolar quando percebe , intervém nesses conflitos , construindo assim uma educação cidadã.

    Professores: Angélica, Débora, Filomena, Marcia e Silvana.

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  8. Resposta do texto 3: Educação especial, escola e currículos inclusivos

    Toda escola sonha ser um espaço inclusivo, de aprendizagem significativa, propensa à aceitação e difusão de valores na formação
    de cidadãos críticos, participativos, responsáveis... Enfim, uma escola ideal.
    Partindo destes princípios, nosso PPP prevê a acolhida e atendimento de alunos com necessidades especiais, atendendo à demanda e
    necessidades da comunidade. Inclusive temos vários alunos com necessidades especiais: surdos, deficientes visuais, TDH,
    transtorno global de desenvolvimento...
    Mas, na prática encontramos as seguintes dificuldades:
    a) qual é a qualidade da atenção que os professores podem dar a um aluno especial, quando a sala está cheia,
    e os outros alunos também demandam atenção?
    b) Qual é o objetivo real da inclusão? O que se vê é um aluno com dificuldades, às vezes perdido num grupo que não
    consegue (não sabe como!) ajudá-lo;
    c) Faltam materiais específicos para os alunos de inclusão...
    d) Contemplar a diversidade com flexibilidade.
    Temos um trabalho de discussão e reflexão envolvendo professores e alunos, mas é preciso avançar.
    É preciso saber que "a inclusão primeira começa primeiro no coração do professor";
    Sabemos que, "no dia-a-dia da escola, da sala de aula, cada estudante precisa de um tempo diferente para aprender, tendo ele
    necessidades especiais ou não..." Com isso é preciso retomar, reforçar, recuperar, adaptar todo o conteúdo e instrumentos de avaliação,
    para que, todo aluno com necessidades especiais atinja os objetivos da aprendizagem e da inclusão.

    Professores Mario Canisio - espanhol; e Kelly - portuguẽs

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  9. A realidade da sala de aula e de cada aluno deve ser levada em conta pelo professor quando ele estrutura seu Plano de Trabalho Docente. Com o decorrer do ano letivo, vão sendo desveladas situações explicadas pelo contexto do aluno e consequentemente da classe. Em conjunto, os membros da escola agem com o objetivo de sanar ou amenizar os problemas. Isso significa que o PTD é a base, mas não é estanque, sempre que necessário deve ser revisto.

    O conteúdo programático está previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais e deve ser contemplado no PTD e adequado à realidade dos estudantes, para atingir tal objetivo, o professor precisa estruturar o seu trabalho com metodologias que possibilitem a aprendizagem de qualidade e cumprimento do conteúdo programático.

    Contudo, o trabalho do professor esbarra na indisciplina, no desinteresse, na falta de conhecimento e na falta de comprometimento do aluno que, muitas vezes, é estimulada pelos pais que transferem para a escola a educação de seus filhos.

    A diminuição de alunos em sala de aula iria trazer um alento para o professor, pois para atender às necessidades individuais e contemplar todo o conteúdo estabelecido nas Diretrizes Curriculares o professor não se deter todo momento no resgate da atenção do aluno prejudicada pela quantidade hoje estabelecida em sala de aula.

    Professoras
    HELIETE CORDEIRO DE SOUZA
    LAÍS CORDEIRO

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  10. O trabalho pedagógico da escola tem como foco prioritário a aprendizagem dos alunos e está em consonância com o PPP. Há uma equipe pedagógica que atua juntamente com os professores, comunidade escolar e SEED propiciando momentos de diálogos sobre situações que envolvem os problemas da escola. A equipe pedagógica se preocupa com a reflexão do processo pedagógico, para isso, nas horas atividades são realizadas discussões, nas quais são levantadas as dificuldades encontradas no processo pedagógico e possíveis soluções.
    Dalila, Neili, Rosália

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  11. Texto 2
    Como está localizada no perímetro urbano, nossa escola não enfrenta questões comuns às escolas rurais. Mas estamos em um bairro tradicionalmente associado à imigração italiana que recentemente vem recebendo novos moradores, que estão provocando uma alteração do perfil da comunidade.
    A escola ainda prefere não intervir em questões de cor/raça/etnia ou sexualidade. A autodeclaração é feita somente no ato da matrícula, quando a escola estimula o aluno – que não é obrigado – a preencher esse campo. A escola, como reflexo da história da sociedade brasileira, tenta apagar a existência de conflitos ou discriminação. Essa atitude ajuda a perpetuar a ilusão de uma sociedade que não discrimina. A falta dessa discussão impede ainda a análise do desempenho dos alunos nessa perspectiva, e qualquer iniciativa nesse sentido poderia até ser encarada como discriminatória.
    A questão dos gêneros fica mais evidente nas atividades esportivas e culturais. Enquanto nas outras áreas as expectativas são as mesmas para meninos e meninas, em esportes ainda existe uma percepção das atividades “preferenciais” de cada gênero (vôlei para meninas e futebol para meninos, por exemplo), mesmo com o esforço dos professores para incluir todos em todas as atividades. Nas atividades culturais (a gincana, por exemplo) ocorre ainda uma tendência de divisão de atividades baseada na tradicional divisão de gêneros – meninas estão mais envolvidas na dança, por exemplo.

    Cesar, Denise e Lucineide

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  12. Educação especial escola e currículos inclusão

    A instituição tem se esforçado para atender todos os alunos que apresentam necessidades de inclusão ou algum tipo de necessidade especial.
    O colégio não tem recebido muitos alunos atualmente que necessitam de educação especial.
    A grande maioria dos professores não esta preparado para atender os alunos com algum tipo de necessidade especial. Existe uma pequena melhora na interação social, mas em termos de aprendizado os resultados são poucos expressivos.
    O PPP da escola contempla de forma sutil todos os interesses da comunidade escolar a a partir da diversidade e das práticas discentes que buscam a inclusão do educando.
    Dirlei
    Euclides
    Budel

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  13. No colégio Zardo sempre temos reflexões sobre todas as ações e instrumentos de gestão e seu acompanhamento é feito periodicamente. A aprendizagem sempre é o foco da escola sendo que todos os setores estão envolvidos no processo. Dentro dos casos que ocorrem no colégio Zardo procuramos sempre contemplar todas as questões de cor,raça ,gênero orientação sexual e etc. Os pais declaram no momento da matricula a informação sobre cor, raça, e etc, e os alunos maiores de idade fazem a auto-identificarão sem constrangimentos.Os rendimentos e participação de estudantes não interferem em nada no desenvolvimento dos conhecimentos dos alunos. Os resultados são positivos na educação especial, quando a instituição é adequada a este tipo de situação. Cada membro da escola, dentro do que é visível e real do comportamento do aluno, procura ações para se trabalhar estes alunos e integra-los no ambiente escolar.
    Professores: Antonio Carlos, Elias e Tatiana (Física)

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  14. No Colégio Estadual Professor Francisco Zardo o trabalho pedagógico é atuante e com bom aproveitamento de acordo com a legislação vigente, apresentando resultados significativos para a aprendizagem, que deve ser o foco de todo o processo educacional para que os alunos consigam compreender os conteúdos necessários para o seu desenvolvimento. A gestão escolar é co-responsável e se empenha muito neste processo.
    Contemplar todos os estudantes dentro de suas especificidades é um desafio diante do interesse dos alunos, mas que deve ser trabalhado para que haja uma integração e um resgate de sua identidade. A escola percebe e intervem nos vários conflitos que possam acontecer no âmbito da diversidade cultural, sem separar e/ou excluir na aprendizagem para que se possa ter um bom rendimento escolar independente de suas diferenças. Oportunizando assim uma participação igual para todos os alunos em todas as atividades escolares.
    O PPP é pensado respeitando a legislação de inclusão com a preocupação de que se tenha avanço na aprendizagem, demonstrando resultados positivos em todo o processo educacional. Mas deve-se levar em consideração a falha da mantenedora em dar suporte para que a inclusão seja acessível e eficiente.
    Na escola o planejamento é voltado a um desenvolvimento dos alunos favorecendo o seu aprendizado por todos os membros desta instituição, sendo assim o acesso dos alunos para diálogos com a equipe é facilitado e o aluno pode sentir-se amparado nas suas dificuldades da vida familiar e social.
    Professores: Aline, Cristiane e Rogério.

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  15. Exigir o comprometimento para que a mantenedora otimize seus processos de seleção afim de escolher profissionais devidamente capacitados para as diferentes disciplinas e cursos, bem como a melhoria da estrutura física e didático pedagógica para a efetiva inclusão de todos os alunos e suas especificidades. Professores Arte e Educação Física (Ana Lucia, Anair Jurema, Ariane, Cassio, Fabíola e Marilise)

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  16. Não há evidências de resultados positivos com relação à educação inclusiva pretendida. A inclusão deveria acontecer respeitando as limitações do educando, com atendimento especializado e estrutura física adequada. O que se percebe é apenas mais um aluno "jogado" em sala de aula, sem a menor condição de apropriação de conhecimento. Percebe-se, também, que quando se tem um atendimento especializado, no caso dos intérpretes de libras, os mesmo não possuem qualificação adequada para transmitir o conteúdo do professor. Com relação à educação especial, independe apenas da escola alcançar o que está proposto, visto que estrutura física como acesso a rampas de acesso, por exemplo, e a contratação de profissionais especializados, dependem da mantenedora, o que está inviabilizando um trabalho de qualidade com alunos de educação inclusiva.
    Em nossa escola, temos uma equipe pedagógica bem estruturada, o que facilita a abordagem no que diz respeito a problemas sociais, visando um rápido encaminhamento e, assim, minimizando que problemas sociais influenciem na aprendizagem por parte dos educandos. Sendo assim, todos os membros da escola, assim que percebem qualquer comportamento ou atitudes atípicas em alunos, rapidamente fazem o devido encaminhamento ao setor pedagógico que prontamente toma as medidas cabíveis.
    Professoras: Angélica, Débora, Filomena, Márcia Peixoto e Silvana (Matemática)

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