quinta-feira, 24 de maio de 2012

REFLEXÃO SOBRE ENSINO, APRENDIZAGEM E ATRIBUIÇÕES DOCENTES

Em 31 de março deste ano, ocorreu a primeira reunião pedagógica dos professores e pedagogos do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo. A discussão foi em torno de aspectos descritos no Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar sobre Ensino, Aprendizagem e Atribuições Docentes. O texto a seguir é resultado do que os professores escreveram, sendo que o texto expressa opiniões emitidas pelos docentes.

Um dos temas abordados, no aspecto ensino, foi sobre a aplicação das tecnologias da informação e da comunicação, na metodologia do ensino. Constata-se que há deficiência na formação prática do professor no uso das tecnologias. A maioria dos docentes não teve nenhuma prática voltada às tecnologias durante seus estudos acadêmicos, visto que muitas das tecnologias são relativamente novas. Para preencher essa lacuna, é necessário que o professor busque essa qualificação. É possível buscar o conhecimento a respeito das tecnologias através de cursos presenciais ou a distância (inclusive ofertados por diversas instituições de maneira gratuita) e contar com a ajuda de colegas mais familiarizados com a mesma. Também pode haver a inclusão de aulas práticas de tecnologia durante Semana Pedagógica.

É importante ressaltar que apenas a habilidade no manuseio dos equipamentos tecnológicos não habilitará o professor para tal prática, mas sim um esclarecimento e delineamento do seu encaminhamento pedagógico relacionado e contextualizado. Não basta dominar a tecnologia, deve-se saber atrelar ao conteúdo que se pretende trabalhar, para que os recursos se tornem um meio de produção do conhecimento muito valioso na prática pedagógica. Nesse sentido, é de fundamental importância que a SEED se preocupe com essa questão e oferte cursos que realmente ensinem a prática de como utilizar essas novas tecnologias. Mesmo assim, o professor deve buscar métodos e formas de melhorar suas aulas utilizando recursos já disponíveis com a tecnologia digital. A experimentação e a avaliação dos resultados são fundamentais para utilizar como parâmetros. Isso servirá de base para próximas elaborações das aulas. Outra forma é a troca de experiências que devem ocorrer entre os professores, principalmente as bem sucedidas.

Ainda sobre ensino, foi levantada a questão sobre a importância da elaboração do Plano de Trabalho Docente (PTD) que é um norte para as ações dos professores. Mesmo definindo esse norte, o PTD pode sofrer variações em função de acontecimentos que aparecem no decorrer do ano letivo tais como: mudança do número de alunos (para mais ou para menos), nível da turma, características das diferentes turmas (ritmo de aprendizado, por exemplo), etc. E mais do que isso, o professor começa a tomar conhecimento da forma de aprendizagem de cada turma, dos alunos e sente a necessidade de readequar o seu plano previamente estabelecido. E reelabora sua metodologia de ensino para o ensino e a aprendizagem daqueles conteúdos básicos que os alunos precisam dominar, conhecer e aqueles que precisam ser retomados para aquela determinada série e ou ano. Esta seria uma prática viva do currículo, da Proposta Pedagógica Curricular vivenciada, reelabora e reescrita em sala de aula.

O Plano de Trabalho Docente dará o embasamento para o trabalho do professor. O seu conteúdo delineará o caminho a ser seguido e facilitará todo o trabalho pedagógico, visto que permitirá o planejamento antecipado dos conteúdos. Também é importante para que a escola se organize no caso de uma eventual necessidade de afastamento do professor, pois assim o seu sucessor ou substituto poderá prosseguir dentro do que foi planejado. A elaboração do Plano de Trabalho Docente permite um melhor direcionamento e objetividade nas aulas, que reflete em maior interesse dos alunos que percebem a objetividade do professor.

Refletimos também sobre a aprendizagem e a prática do professor, que tem uma ação direta no comportamento e aproveitamento do aluno (tanto em questões de aprendizagem quanto de indisciplina). Afinal, o modo como o professor trabalha terá influência, pois os alunos sabem muito bem identificar um professor que está preparado para dar o seu conteúdo e para manter a ordem em sala de aula. Os alunos testam os professores, principalmente no início, com uma nova turma, que sempre busca saber “até onde pode ir com determinado professor”. É comum comentários dos alunos do tipo que com professor X pode-se “fazer bagunça”, já com professor Y o pessoal se comporta. Então, o que leva esses alunos a tirarem essa conclusão é o modo como o professor conduz a sua aula e a sua sala de aula. Logicamente existem turmas mais agitadas e mais difíceis de se manter a ordem do que outras, mas certamente o preparo do docente em lidar com determinadas situações influenciará muito. Observa-se também que, infelizmente estamos em um momento onde os alunos refletem na escola a sociedade do portão para fora. Falta uma adequação para conviver e lidar com as situações que estão aparecendo no dia-a-dia escolar.

Conforme elaboração do Plano de Aula individualizado, cabe a cada docente desenvolver o seu planejamento utilizando recursos diferenciados para que o objetivo seja concretizado. Quando isso não acontece em algumas “turmas”, devemos avaliar com cuidado o problema e buscar soluções junto à equipe pedagógica e aos pais. O professor que planeja as suas aulas, fica mais motivado para ministra-las e isso reflete automaticamente no comportamento do aluno. O mesmo percebe que o professor gosta do que faz e realmente está preparado para ministrar os conteúdos. O professor deve planejar bem o conteúdo, saber transmitir o que planejou, a aula não pode ser monótona (mera transmissão de conteúdos), pois isso leva o aluno à indisciplina. Em casos de indisciplina, o professor deve ser claro em sua postura em relação ao aluno, caso não consiga, comunicar a equipe.

Hoje o bom professor não é aquele que apenas detém o conhecimento e busca transmitir ao aluno e sim aquele que o encanta e o instiga a buscar mais informações sobre o assunto (conteúdo) trabalhado. O professor deve sempre manter a postura de mestre, mesmo sabendo que não resolverá todos os problemas da indisciplina, mas será a referência que muitos não possuem nos seus lares.

Um desafio que se apresenta no cotidiano da escola é lidar com os alunos que não têm vontade de aprender [motivação] e vêm para a escola obrigados pela instituição e / ou pelos pais. Verifica-se nos dias de hoje que o desinteresse dos alunos pelos estudos tem sido um sério problema. Boa parte dos alunos está desmotivada, não percebem claramente a função da escola e nem o quanto aprender pode ser útil no futuro. Quando analisados os motivos pelos quais existe essa falta de interesse e de vontade, podem-se elencar algumas possibilidades: a rapidez de informação nos dias de hoje, com recursos como a internet, variados canais de TV, rádio dentre outros, faz com que eles se interessem mais nos aparatos tecnológicos do que na aula propriamente dita. Temos que competir com mídias atrativas, que também podem se tornar nossas aliadas, pois com a utilização de recursos variados podemos tornar as aulas mais atrativas para despertar o interesse dos nossos alunos. Certamente não conseguiremos fazer “aulas show” a todo instante, não devemos ser utópicos, pois todos sabemos da dificuldade com relação a tempo de preparação de provas e de trabalhos para corrigir e elaborar, etc. Porém com esforço poderemos planejar atividades interessantes e utilizarmos materiais e métodos diversificados com uma certa frequência.

A questão de alunos indisciplinados envolve principalmente o relacionamento entre os pais e os filhos. Percebe-se que a desmotivação é reflexo de questões psicológicas complexas, individuais do aluno. E isso pode acentuar-se mais ainda em situações escolares. A escola pode ajudar ofertando condições boas de estudos, mas o foco do problema é uma questão familiar e clínica. Temos alunos do Ensino Médio que já dirigem, trabalham, vão a festas, já iniciaram sua vida sexual e ao entrar numa sala de aula acreditam estar perdendo o seu tempo.

Frente a isso, analisamos também as atribuições previstas em leis (LDB, Estatuto do Magistérioe Regimento Escolar) que cabem ao professor. O essencial, que é ensinar e promover a aprendizagem dos conhecimentos, juntamente com os alunos e fazer com que a toda aula algo seja acrescentado na vida de cada aluno, de alguma forma é realizado. Pretende-se isso, mas não se pode garantir. Por isso, existe o processo de avaliação. Muitas vezes os professores se vêem frustrados por não conseguirem fazer com que o aluno realmente “abra a sua mente” e perceba a importância do que está sendo passado a ele. Acontece de muitas vezes o aluno questionar o professor para que aquele determinado assunto seria útil em sua vida futura. Muitas vezes o professor entra em sala de aula com bastante ânimo, propondo um trabalho específico com determinado conteúdo ou um projeto, ou tentando utilizar um recurso diferente durante a aula, e percebe que esse nosso ânimo não é recíproco.

Fazendo um balanço de fatores que dificultam o cumprimento das atribuições docentes, pode-se citar a falta de tempo para uma elaboração satisfatória de aulas e, mais ainda o desinteresse por parte dos alunos. O docente somente consegue cumprir as suas atribuições se levar trabalho para casa, pois são muitas turmas, com número excessivo de alunos, sendo que um ano letivo é diferente do outro no planejamento das aulas, provas, trabalhos e tarefas.

Um outro aspecto que dificulta o docente de cumprir as suas atribuições é o número de turmas, pois deixar tudo em dia é sempre um desafio e neste ponto o professor precisa organizar muito a sua prática e sua rotina de trabalho.

Para o cumprimento das atribuições docentes no Colégio Zardo, percebe-se que a organização, a união e a comunicação adequada têm feito a diferença. Tem havido um planejamento da equipe pedagógica com tempo hábil para realizar as tarefas propostas. A equipe escolar tem oferecido subsídios suficientes para um bom cumprimento do papel docente: apoio pedagógico e material, inclusive para o uso das tecnologias da informação e da comunicação. A disciplina dos alunos, de modo geral, tem melhorado dentro e fora da sala de aula, já não se vê a correria e desorganização que era comum diariamente nos horários de entrada e saída, pelos corredores dos blocos. Com os alunos entrando de maneira ordenada fica mais fácil de permanecerem assim também em sala de aula.

Por fim, a instituição pode e deve estar sempre investindo para que a aprendizagem seja sempre de qualidade, pois também é responsável pelo êxito do docente, que necessita de condições favoráveis para a execução, com ferramentas adequadas para concluir o seu plano de trabalho. A aprendizagem acontece e é de qualidade com um bom desempenho dos educadores e plano de trabalho bem feito.


QUESTÕES:


Analise a sua prática pedagógica e relate em que momento o assunto abordado no texto influencia e interfere em suas aulas.

Como profissional da educação, qual sua opinião sobre o assunto abordado no texto?



22 comentários:

  1. Não é segredo para ninguém o esforço de cada (professores, direção, equipe pedagógica e todo corpo docente) um ao longo do tempo no desenvolvimento das atividades escolares, buscando sempre cumprir com as exigências do PPP e PTD no âmbito profissional. Certamente, somos levados pela motivação e o desejo de encontrar alternativas para construir um mundo melhor.
    Efetivamente o texto sinaliza no sentido de que mesmo com tantas atribuições, os professores deste Colégio preocupam-se com o aprendizado dos seus alunos, nem que para isso seja desprendida energia e tempo, os qual, poderia ser destinado a família.
    Os professores deste Colégio possuem garra para enfrentar novos desafios e alcançar essas metas abordadas no aspecto de ensino. Na aplicação das tecnologias da informação e da comunicação, na metodologia. Para aqueles que não conhecem o trabalho de um professor antes de elaborar uma crítica destrutiva, poderá rever, aprofundar e socializar entre seus colegas de escola as estratégias de trabalho que a maioria dos professores utilizam: multimídias, material digital explorados ao longo do ano letivo. Atividades desenvolvidas como projetos, aula de campo, visitas monitoradas entre outras, tudo isso no intuito de que nossos discentes apropriem do conhecimento. Deficiências no uso das tecnologias existem, porém, a maioria dos docentes não teve nenhuma prática voltada às tecnologias durante seus estudos acadêmicos e mesmo assim estudam e buscam crescer na utilização das mesmas.
    Não estamos aqui procurando culpados pelo quadro lamentável que se encontra a educação como um todo deste país, mas as responsabilidades cabem a todos. Se cada um contribuir com seus conhecimentos colheremos resultados inacreditáveis.
    Convido vocês a deixarem de olhar a individualidade e olhar ao redor de nós, a assistirem aos vídeos de Tony Melendez, um exemplo de garra, luta e força de vontade, e outro, de uma super MÃE que, apesar de suas limitações, cumpre o seu papel com dedicação. Esses vídeos mostram que nunca devemos desistir de nossos ideais. Nada é impossível quando nos propomos alcançar uma meta, por mais difícil que ela se apresente.
    Que cada um de nós possua essa grandeza de espírito, essa força interior de Tony Melendez, um exemplo de vida. Mais uma vez parabéns a todos os funcionários que buscam todos os dias crescer e ajudar a crescer nossos filhos.
    Professora: Vagna Aparecida da Silva Munhão.
    Biologia/ GRN/ GR.

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    1. Legal Professora Vagna

      Inegável a garra e o profissionalismo com que a açao pedagógica em nossa escola é realizada.

      E mesmo com tantos problemas que enfrentamos, temos ânimo para continuar acreditando e trabalhando para reverter tais problemas.
      Tony Melendez realmente é um exemplo.
      Vi o video do link a seguir que me emocionou.

      http://www.youtube.com/watch?v=deDPeOlfq58

      Trabalhemos e façamos um escola cada vez melhor.

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    2. Parabéns Professora, belo relato o seu, mas continuamos em busca de uma utopia.

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  2. Conhecendo a realidade de outras escolas estaduais, vejo que essa busca da melhoria dos métodos pedagógicos desta, trazem bons resultados.
    Vendo que a situação do sistema educacional, no geral, encontra-se caótica, pensando nos colegas que estão "na frente de batalha", no contato direto com alunos, que também enfrento, a situção de desrespeito,a solução do problema que pode ser uma utopia, está atrás de nossos alunos, que são o reflexo do que sofrem em suas casas trazendo a revolta, quando incompreendidos e querem sinalizar suas situções e problemas de qualquer forma.
    Nós precisamos que o aluno entenda, que o professor está na escola para complementar e enriquecer suas aspirações e seus valores humanos.
    É valorosa e grandiosa a tarefa de encontrar caminhos, junto com os pais, como maneiras de convivência que refletissem em sala de aula o poder que outrora, nossa classe possuia em seu verdadeiro papel.

    Vanessa Nickel-pedagogia

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    1. Nossa grande tarefa é melhorar... é buscar alternativas de fazer um escola melhor.
      Espaço aonde possamos colocar em prática o ato pedagógico mesmo... e nao apenas de resoluçao de conflitos.
      Profissionalismo, mto trabalho e a fé na construçao de uma escola aonde sejamos profissionais de fato.
      Juntos, conseguimos mto mais... açao conjunta realmente transforma.

      Mais uma vez: seja bem vinda a nossa equipe.

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  3. Analisando minha prática pedagógica parece um paradoxo dizer que o uso e manuseio das tecnologias é algo que não basta somente habilidades, pois requer também saber contextualizar no fazer diário.
    Não importa a função que ocupamos na escola (professor, pedagogo, gestor...) necessita conhecimento e para isto requer de cada um de nós buscarmos pois vivemos em uma sociedade com muita informação e pouca formação.
    Particularmente falando fui buscar conhecimento e estou participando do curso de TICs (ofertado pela SEED).
    Marcia - Pedagoga

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    1. Olá Marcia!
      O mundo está cada vez mais exigente em questões relacionadas ao conhecimento, então se nós professores não nos importamos com processo de capacitação, o que será da educação?

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    2. Seremos escravos do passado... das lembranças de "bons tempos"... e alienados tecnológicos.

      Pedagogo Alex

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  4. Sempre pertenci a linha da organização, um tanto exagerada algumas vezes, quase perfeccionista outras vezes. Mas hoje, com os tropeços do exagero, e a permissão do erro, estou avançando, e aprendendo.
    Abordo esta característica do meu perfil, devido a tratarmos de planos e propostas educacionais, que nos são primordiais no ambiente escolar. Pois, a principal lembrança que ocupou minha reflexão após a leitura deste texto postado, foi a importância chave da organização e consequentemente dos objetivos, em nossas vidas, em nosso dia a dia, e em nossas escolas.
    Como é simples encaminharmos melhor qualquer ação, a partir da apresentação de objetivos. Na leitura esta colocação destacou-se como resposta de muitos questionamentos de minha rotina. O que é melhor do que saber o que se quer, e onde se quer chegar? A direção nos permite, seguir em frente ou mudar o caminho, dependendo ou não, dos rumos que acompanham nossa sociedade, dos momentos pessoais e tantos outros aspectos. Enfim se tivermos dominio quanto a saída, a chegada será um sucesso.
    No Colégio Estadual Professor Francisco Zardo venho encontrando uma oportunidade única de compor um trabalho desta abrangência, de um valor e profissionalismo extremamente comprometidos com a educação, e seus mestres.

    Obrigado, Colegas Zardo!
    Simone Grachiki

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    1. Bom contar com profissional que tem clareza de sua funçao e, ainda mais, constitui em sua prática uma açao em consonância com as necessidades da realidade da escola.

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  5. O bom profissoinal, principalmente o da área da educacação é aquele que de tempos em tempos revê suas práticas pedagógicas. Esta revisão deve ser feita em todos os aspectos ligados a vida acadêmica e em especial a questões que envolvam tecnologias. Concordo plenamente com o texto quando o mesmo se refere a"...deve-se saber atrelar o conteúdo com o que se pretende trabalhar, para que os recursos se tornem um meio de produção do conhecimento muito valioso na prática pedagógica...". A SEED está de parabéns, pois nos proporciona diversos cursos de capacitação envolvendo essas tecnologias. Porém, cabe a cada profissional se empenhar para suprir suas dificuldades, haja visto, a mantenedora se preocupar em capacitar seus professores.

    Professora: Marcia Peixoto

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    1. É isso mesmo... o empenho pessoal é fundamental!
      Nao ha como ficar nas queixas e lamúrias e nao "correr atrás".
      Ha que se buscar alternativas e tentar fazer sua parte.
      Um delas é aprimorar-se e aprender mais e mais!

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  6. Ao organizarmos nossa rotina de trabalho facilitamos o caminho a seguir.
    Em nossa escola o Planejamento ocupa um lugar de destaque.
    Afinal prever as açoes pedagógicas e antever os resultados disso se torna estimulante e animador.
    O cotidiano da escola é cansativo, o enfrentamento em todos os momentos é desgastante, os problemas sao maiores que a própria escola.
    Por isso mesmo, possuir uma organizaçao daquilo que já se conhece como rotineiro é fundamental.
    O texto, síntese da 1ª Reuniao, evidencia o papel do planejamento e a necessidade de analisar criteriosamente a nossa prática, afim de corrigir as falhas e possibilitar novas açoes.
    Creio que havendo a sinergia, oriunda da linguagem em comum, muitos dos objetivos do PPP deixam de ser ideias de papel para se tornarem realidade.

    Alexandro Muhlstedt - Pedagogo

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  7. As tecnologias, para a prática do professor, são fundamentalmente importantes. Há de se considerar tmbém as dificuldades, em que estas tecnologias estejam disponíveis a todos os profissionais da educação em locais adequados, em todas as escolas da rede, assim, como o seu bom funcionamento e treinamentos presenciais e ou a distancia, suficientes e adequados para todos os profissionais da educação. No entanto, com investimentos sérios e contínuos para melhorias nas diferentes formas utilizadas, para as práticas pedagógicas dos professores, tornar-se-á possível, melhorar continuamente, assim como usar estas mesmas tecnologias para a própria pedagogia do professor, atrelando de maneira efetiva métodos tecnológicos, de acordo com a inserção destes e adequação com conteúdos/séries para a apropriação do conhecimento. Não somente a utilização das tecnologias, mas a troca física de experiências bem sucedidas, em momentos específicos, para cada área, deve ocorrer entre os profissionais da educação.
    O Plano de Trabalho Docente (PTD) é uma estrutura que propicia ao professor, organizar de maneira facilitada, a abordagem dos conteúdos para as aulas, no entanto, se faz necessário, destinar mais tempo a confecção deste relatório, pois o professor, precisa refletir, analisar, organizar, consultar as diretrizes e estruturar os conteúdos de maneira a favorecer a sua prática pedagógica e o processo ensino-aprendizado. O PTD deve também, continuar a ser flexível ao professor, no sentido de proporcionar mudanças no decorrer de sua confecção e aplicação, obsevadas e adequadas de acordo com as adequações necessárias.
    A escola é um local que abriga diversos tipos de personalidades, tanto de alunos, como profissionais, e professores. Para os alunos, na grande maioria das vezes não é atrativa, e voltada a aprendizagem. Por outro lado, no Brasil, os profissionais da educação sofrem em sua formação pedagógica diversas deficiências e isto os torna vulneráveis as dificuldades encontradas no cotidiano escolar da sala de aula, dificuldades estas que não são poucas, pois a sala de aula reflete a sociedade “fora da escola”, com todas as suas implicações, ou seja, ausência de uma sociedade estruturada e igualitária.
    Os baixos salários, o tempo extra gasto, sem remuneração, para o preparo das aulas, provas e as diversas atividades, e as dificuldades nas condições gerais e pedagógicas do espaço escolar, da grande maioria das escolas do Brasil, contribui com a desmotivação de um grande número de professores, no entanto, não se pode perder nunca, o carinho com o aprendizado, pelo professor, e a transmissão do conhecimento aos alunos.
    Os profissionais da educação são persistentes, corajosos, humildes, proprietários de muitos conhecimentos, e buscam constantemente, mesmo em meio a muitas dificuldades, alcançar os objetivos propostos para com a educação, almejando assim, a integração entre os profissionais, estes com a profissão e com a preocupação e compromisso com a educação.

    Gilmara R. Trombetta.

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    1. As dificuldades com a tecnologia talvez não sejam tantas, mas sim o interesse do retorno que queremos dos alunos, pois quando se fala em aulas "diferentes", fora o teatro que tentamos fazer em sala de aula para ter a atenção dos alunos, partimos para essas tecnologias, e o resultado qual é? O que adianta, então, as tecnologias sem o interesse no estudo.

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  8. queridos colegas e professores, desejo a todos um ótimo final de sábado, e um excelente domingo, com passeios, comidas gostosas e descanso....
    Boa Noite, Gilmara.

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  9. Concordo com você colega, pois quando passei a fazer parte da Equipe Pedagógica do Zardo, o que mais me impulsionou a buscar mais conhecimento e capacitação, foi o ânimo com que são organizados os encontros pedagógicos, a autonomia dada à equipe pela direção, o respeito e a união da equipe na escolha dos temas abordados, o fazer acontecer de forma prazeirosa e ética. Enfim, tudo isso só acontece porque existe planejamento.

    Dilene Brochier-Pedagoga

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    1. acontece também, por que os profissionais são sérios, conscientes, alegres, honestos e principalmente companheiros.
      Gilmara.

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  10. Os pontos abordados na reunião, são as situações de mais relevantes hoje em nossa escola. São os assuntos que precisam de mais atenção para que não se desvie do foco, que é uma escola com ensino de qualidade e de referência.
    O tema que trata da aplicação das tecnológia de informação, destacou bem as necessidades dos professores buscarem o conhecimento sobre estes recursos, complementa-se ainda com a necessidade de preparar as aulas antecipadamente com a finalidade de verificar se o material a ser utilizado é compatível com o equipamento para não perde-se tempo ajustando o equipamento na hora da aula.
    O Plano de Trabalho Docente funciona como qualquer planejamento de qualquer área, sofre variações durante o processo de execução e sempre deverá ser ajustando para que as finalidades sejam alcançadas, ou seja a aprendizagem do aluno. Já a forma de tranmitir o conhecimento é que provoca um maior impácto, o conteúdo é o mesmo, mas a cultura dos alunos modifica a cada geração e os professores devem sempre acompanhar esta adaptação cultural. Como? a troca de experiência é uma destas formas e ajuda a definir o novo comportamento e como interagir nesta nova forma de agir dos alunos.
    A indisciplina é um fato que temos que avaliar constantemente e aprender a lidar com as diversas situações, em outras palavras aprender a ser professor-lider ou seja aprender a ser um professor como um gerente de produção: promover aqueles que anseiam por aprender e mostrar aos desinteressados qual a finalidade de estarem ali e que devem adaptar-se.
    A falta de tempo para prepar melhor as aulas extrapola os muros do colégio e vai bater direto com os governantes. Manter a união e firmeza de todos os profissionais da educação, nesta reinvidicação é fundamental, pois não estamos pedindo para ficarmos em casa e sim pedindo para melhorar a educação e consequêntemente a cidade, o estado e a nação.
    O corpo docente do colégio está no caminho certo em relação estarem focados nas diretrizes da escola, cumprindo assim aquilo que está no Plano Político Pedagógico. Claro nem tudo é um mar de rosas, mas pode-se afirmar que está acima da média.
    A busca por melhorias disponíveis para os professores é visível, por exemplo o acesso a internet: qual professor, que esteve aqui o ano passado e não lembra-se da dificuldade em utilizar a internet e hoje não percebe-se porque não há demora para baixar um video para ser aplicado em sala de aula.
    Para finalizar este comentário de uma forma geral, verifica-se que há muitas melhorias a serem feitas, mas os resultados daquilo que vai se realizando é notável e a maior prova disto vêm dos alunos que comentam sobre os encaminhamentos e melhorias que estão ocorrendo no colégios nos últimos anos.

    Prof. Alberto Choinski Kloster
    Disciplina: Informática

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  11. ..é verdade Alberto, e gratificante, quando ouvimos bons comentáriosa respeito do trabalho executado, por todas as partes da escola, equipe técnico pedagógica professores e funcionários. abraço.

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  12. Olá,Professores e Pedagogos. Adorei esta reunião, todos os textos ótimos para nossa leitura e reflexão. O temos mais discutido foi Indisciplina e gostaria de contribuir como uma Momografia deTHIAGO FELIPE SEBBEN
    DISCUTINDO VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
    ESCOLAR
    UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO MÉTODO “EDUCARE”.

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  13. Bom dia professora Anair Jurema... bom saber que gostou do nosso formato diferente da reuniao.
    Foi questao de atenuar a vinda aos sábados para o colègio.
    Cada um postou seu comentário e reflexao no momento que quis.
    Acredito que o pessoal tenha gostado.

    Valeu pela contribuiçao... Nunca é excesso pensar a educaçao e pensar os valores humanos inerantes a ela.

    Pedagogo Alex

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